08 MAR 2024
Pescadoras de Arraial do Cabo recebem cuidado especial com auriculoterapia
Imagem: Vanessa Rodrigues
Neste Dia Internacional da Mulher, Secretaria de Saúde realiza uma manhã inteira com cuidados da saúde na sede da Cooperativa de Mulheres Nativas de Arraial do Cabo.
Pescadoras da Cooperativa de Mulheres Nativas de Arraial do Cabo foram beneficiadas por um atendimento diferenciado proporcionado pela Prefeitura nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Profissionais de saúde realizaram 31 atendimentos na sede da Cooperativa, agendaram mais de 15 consultas e conduziram 16 avaliações bucais, proporcionando cuidados abrangentes.

Além disso, eles apresentaram uma prática especial: a auriculoterapia. Em entrevista, o enfermeiro Rafael Paz, Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em Arraial do Cabo, destacou a importância e o papel da auriculoterapia na promoção do bem-estar. Ele compartilhou sobre a técnica que utiliza pontos na orelha para estimular o corpo, proporcionando equilíbrio e qualidade de vida. Além de tratar questões físicas, como dores na coluna e articulações, a auriculoterapia aborda aspectos emocionais, incluindo insônia, ansiedade e depressão.

A elaboração da placa de auriculoterapia envolve a disposição estratégica de sementes, cobertas por fitas da cor da pele. Rafael destaca que essas placas são personalizadas para tratar diferentes condições, seguindo a reflexoterapia chinesa como guia. Ele enfatiza que essa prática é integrativa e complementar, buscando enriquecer a abordagem à saúde, sem excluir outros tratamentos como medicamentos e psicoterapia.

O acesso gratuito a essas práticas inovadoras está disponível nos postos de saúde de Arraial do Cabo. O sucesso na implementação das PICS posiciona o município como referência estadual, com profissionais especializados disponíveis em toda a extensão, desde Sabiá até o Canaã. Interessados podem obter mais informações procurando suas unidades de saúde locais e explorando as opções de práticas integrativas e complementares em saúde oferecidas pelo SUS.

Vale ressaltar que três portarias do Ministério da Saúde orientam a inclusão de abordagens além da medicina convencional no Sistema Único de Saúde (SUS), como acupuntura, quiropraxia, reflexoterapia, terapia floral e homeopatia.

Foto: Vanessa Rodrigues
Fonte: ASCOM PMAC